quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Aumenta o medo do desemprego no Brasil, afirma pesquisa

O índice que calcula o medo do desemprego no Brasil subiu para 81,6 pontos em dezembro, ante os 78,8 pontos de setembro, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O indicador, que tinha caído a seus menores níveis, aumentou 3,7% nos últimos três meses devido à estagnação da economia.
A pesquisa, realizada pelo Ibope a pedido da CNI, entrevistou cerca de duas mil pessoas em 140 municípios. O índice desse mês é 2,9% maior do que o do mesmo período do ano passado.

Apesar do país ter evitado os piores efeitos da crise internacional, o governo anunciou nesta semana que após oito trimestres consecutivos a economia deixou de crescer.
Segundo a pesquisa da CNI, a porcentagem de brasileiros que disse estar com muito medo de perder o emprego subiu de 12,8% em setembro para 19,2% em dezembro.
O índice de pessoas que tem pouco medo de ficar desempregado é de 23,1%, contra 30,2% de setembro. Já 57% disse não temer perder seu emprego, contra 57,7% da pesquisa anterior.
Os analistas da CNI consideram que "diante do cenário econômico adverso", a tendência é que até março, quando será realizada a próxima pesquisa, o medo do desemprego aumente ainda mais.
Segundo números oficiais, o índice de desemprego em outubro era de 5,8% da população economicamente ativa, o menor nível para este mês desde 2002. A taxa de outubro ficou ligeiramente abaixo da de setembro (6,0 %) e do mesmo período de 2010 (6,1 %).
UOL
Povo de Bananeiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Aquilo que pedimos aos céus, quase sempre se encontra em nossas mãos." (William Shakespeare)

Sempre me questionei se Deus realmente se preocupava com as minhas dores e lamentos. As vezes cheguei até mesmo desmoronar por pensar que não seria digna de fazer tantos apelos a ele. Mas minha trajetória espiritual me mostrou ao longo dos anos que Ele sempre se fez presente, seja numa palavra amiga, num gesto de carinho e, porque não, até de repreensão.
É preciso que abramos os olhos para enxergar todas as dádivas que Deus nos dá a cada dia. Mas o medo nos impele de ver as maravilhas do imenso amor de Deus. Sempre sofri pensando em não ser amada, porém foi preciso eu deixar a porta do meu coração aberta para que Ele pudesse entrar. Ah e como foi bom experimentar esse amor. O PHN desse ano foi o momento mais marcante de toda a minha vida de Igreja. Foi naquele momento que eu deixei verdadeiramente Deus entrar meu coração. Contudo o medo não se dissipou por completo. Isso leva tempo. Não o nosso, mais o dele. Foi no momento que percebi que meu coração estava fechado e ele batendo, batendo e batendo e eu simplesmente não queria abrir por MEDO.
Essa palavra é a que mais impede o ser humano de ser feliz (em todas as suas instâncias). É ela que promove a guerra, as calamidades e a dissolução do mundo.
Por isso deixemos o nosso MEDO de lado para irmos em busca ao grande AMOR: o amor de Deus.

Educar com os olhos - Rubem Alves