Na encosta inferior do Norte do Estado da Paraíba, situado na Serra da Borborema, localiza-se o município de Bananeiras, que faz parte da microrregião do Brejo paraibano e está distante a 141 km da capital João Pessoa e a 70km de Campina Grande. Com altitude de 526 metros , Bananeiras possui uma área de 184km², com um clima frio úmido.
Em 1852, rivalizando com o café de São Paulo, Bananeiras era considerado o maior produtor de café da Paraíba e o segundo do Nordeste. Após uma praga que contaminou as plantações a economia regional passou a ser movida pela cana-de-açucar, o fumo, o arroz e o sisal.
Em 16 de outubro de 1879, a Lei 690, concedeu a Bananeiras Foro de Cidade e Sede de Município. Hoje a cidade tem 131 anos de emancipação e sua historia pode-se resumir na seguinte citação:
“Nos traços da Borborema, na grota da Capuóba banhada pelas águas de um regato cristalino, brejeiramente deslizando nas várzeas virgens da serra, terra dos Janduis, nasceu Bananeiras, a mais brejeira das cidades paraibanas. Sua certidão de nascimento tem sabor de lenda, onde o amor e a aventura mesclam-se. São protagonistas o algoz bandeirante Gregório da Costa Soares e uma brasíndia apaixonada, os quais se juntaram animados pela linguagem do amor, que lhes ensinou a fala universal do sentimento e plantaram uma nova idéia à sombra amena das bandeiras, e em oração prometida a Nossa Senhora do Livramento.” (Autor desconhecido.)
Atualmente Bananeiras vêm se destacando pelo seu potencial turístico. Com um patrimônio arquitetônico opulento, clima ameno e chuvas regulares, fazendo parte também de roteiros turísticos como “Caminhos dos Engenhos, Caminhos do Frio e Padre Ibiapina, atraindo admiradores dos mais variados gostos.
As principais atrações da cidade é a Igreja Nossa Senhora do Livramento ( 1861), o Colégio das Dorotéias, mais conhecida como Carmelo (1917), o Túnel do Trem (1922), o Cruzeiro de Roma (1899) e a Cachoeira do Roncador que tem encantado os visitantes com seu lençol d`água que desce de uma altura de 45m.
Conhecer Bananeiras é ter acesso a pontos históricos e turísticos exuberantes, inigualáveis que fazem a diferença nos olhos de quem as vêem. Conheça nossa cidade e desfrute de tamanho encantamento e de uma população humilde e hospitaleira.

Realmente a populkação de Bananeiras é humilde e hospitaleira, pena que não tão bem reconhecida por parte de quem a compoe. Precisamos dar mais valor a nos mesmo e procurar crescer assim como a cidade se os turistas valorizam a riqueza que Bananeiras tem porque agente não se impoe mais e luta pelos valores que temos e não são respeitados.
ResponderExcluirNão é tempo de ficar calado precisamos correr atrás daquilo que acreditamos ser o melhor pra nossa gente, somos pequenos mais as formigas também são.Eles se acham grandes mais o Golias também se achava grande e imponente.
Vamos sair da mesmice da cigarra e enfrentar a vida de frente como Davi.