Faço parte da história, aqui por vezes escutei relatos de dramas familiares e vitórias, acolhi lagrimas e sorrisos, músicas e poesias… Agora sou apenas acabadas paredes e velhas lembranças.
Construída em 1968 na administração do senhor Mozart Bezerra a lavanderia pública com banheiros públicos de Bananeiras completa 43 anos de existência, não será a idade nem o avanço da tecnologia a responsável pelo abandono e descaso que a mesma encontra-se. A lavanderia foi construída com a finalidade de atender as necessidades das famílias carentes que não tinham em suas casas fornecimento água encanadas.Donas de casa desde a construção da lavanderia pública lavavam diariamente suas roupas, tomavam banho e algumas levavam água para suas casas onde usavam nas atividades domésticas.
Infelizmente hoje não podemos contar com este ambiente público, pois como as imagens falam mais que palavra foi à lavanderia esquecida e totalmente abandonada.
Donas de casas e diaristas que com muito trabalho e garra usavam a lavanderia pública para lavar roupa (como meio de sustento) garantindo assim o pão de seus filhos reclamam e reivindicam do poder público de nossa cidade uma providência sobre a atual situação do ambiente que construído para os menos favorecidos esta se transformando em indiferentes paredes destruídas pelo tempo.
Agora me pergunto: será que estas donas de casa e as pessoas que tanto a utilizavam e relatam palavras de indignação o quanto a lavanderia era importante para essas famílias não serão ouvidas apenas ignoradas? Vale lembrar aos tão bem informados de nossa cidade que elas nasceram e moram em Bananeiras não são turistas em fins de semana e sim verdadeiros bananeirenses.
Da redação.
não só a lavandeiria tem outras coisas esquecidas em bananeiras. Orespeito pelo povo e uma dessa.
ResponderExcluiro ano que vem eles ajeitam com certeza.
ResponderExcluir