quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Lula finaliza primeira sessão de radioterapia e passará ainda hoje por quimioterapia.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já passou pela primeira sessão de radioterapia contra o câncer na laringe no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, nesta quarta-feira (4). Segundo informações da assessoria de imprensa do hospital e da assessoria do próprio ex-presidente, Lula está bem e deve passar ainda hoje por uma sessão de quimioterapia. A previsão é que o ex-presidente seja liberado ainda na tarde de hoje. Em entrevista coletiva que anunciou que o câncer do ex-presidente regrediu 75%, a equipe médica afirmou que algumas sessões de radioterapia seriam acompanhadas por outras de quimioterapia. De acordo com a assessoria de Lula, entretanto, estas sessões de quimio são “mais leves e mais brandas” do que as três primeiras sessões realizadas no início do tratamento.

A expectativa do ex-mandatário é retomar suas atividades políticas já em março, ainda a tempo de acompanhar as pré-campanhas dos candidatos do PT e aliados na disputa eleitoral nos municipais que acontece em outubro.

Redução do tumor

Os médicos que cuidam do tratamento de Luiz Inácio Lula da Silva afirmaram em entrevista coletiva no dia 12 de dezembro que o tumor na laringe do ex-presidente reduziu 75% e, portanto, uma cirurgia está "totalmente" descartada.
Segundo os médicos, a redução era esperada, mas foi considerada bastante expressiva, surpreendendo a equipe. “Estamos muito satisfeitos, o tratamento atingiu todos os objetivos”, disse o médico Paulo Hoff.
A expectativa é de que o tratamento esteja concluído em março. "Se existe um caminho para a cura, passa por esse estado [de redução]. Mas cura é um diagnóstico retrospectivo", disse o médico Artur Katz.
À época da quimioterapia, a equipe médica também informou que a rouquidão do ex-presidente melhorou. “A rouquidão diminuiu muito e isso é reflexo da redução do tumor”, disse Paulo Hoff.  O tratamento por radioterapia, entretanto, pode voltar a causar rouquidão, já que costuma inflamar a garganta.
Lula se antecipou a um dos efeitos colaterais da quimioterapia e cortou o cabelo e a barba, uma de suas marcas registradas, que ele vinha usando desde os tempos de sindicalista. Do visual tradicional do ex-presidente, restou apenas o bigode.

O câncer

O tumor foi diagnosticado no último dia 29 de outubro, dois dias depois do aniversário de 66 anos de Lula. O ex-presidente procurou ajuda médica após se queixar de constantes dores de garganta e apresentar rouquidão considerada acima do normal. Na época, o tumor tinha aproximadamente 3 centímetros, considerado de agressividade média.
A laringe é um órgão situado na região do pescoço e tem funções respiratórias relacionadas ao aparelho vocal. O câncer de laringe atinge principalmente homens e é um dos mais comuns na região da cabeça e pescoço.
Segundo o Instituto do Câncer (Inca), fumantes têm dez vezes mais chances de desenvolver câncer de laringe de que pessoas que não fumam. O câncer de laringe representa cerca de 25% dos tumores malignos na região da cabeça e pescoço. Dois terços dos tumores do gênero ocorrem na corda vocal.


Camila Campanerut
Do UOL Notícias, em Brasília
Da redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Aquilo que pedimos aos céus, quase sempre se encontra em nossas mãos." (William Shakespeare)

Sempre me questionei se Deus realmente se preocupava com as minhas dores e lamentos. As vezes cheguei até mesmo desmoronar por pensar que não seria digna de fazer tantos apelos a ele. Mas minha trajetória espiritual me mostrou ao longo dos anos que Ele sempre se fez presente, seja numa palavra amiga, num gesto de carinho e, porque não, até de repreensão.
É preciso que abramos os olhos para enxergar todas as dádivas que Deus nos dá a cada dia. Mas o medo nos impele de ver as maravilhas do imenso amor de Deus. Sempre sofri pensando em não ser amada, porém foi preciso eu deixar a porta do meu coração aberta para que Ele pudesse entrar. Ah e como foi bom experimentar esse amor. O PHN desse ano foi o momento mais marcante de toda a minha vida de Igreja. Foi naquele momento que eu deixei verdadeiramente Deus entrar meu coração. Contudo o medo não se dissipou por completo. Isso leva tempo. Não o nosso, mais o dele. Foi no momento que percebi que meu coração estava fechado e ele batendo, batendo e batendo e eu simplesmente não queria abrir por MEDO.
Essa palavra é a que mais impede o ser humano de ser feliz (em todas as suas instâncias). É ela que promove a guerra, as calamidades e a dissolução do mundo.
Por isso deixemos o nosso MEDO de lado para irmos em busca ao grande AMOR: o amor de Deus.

Educar com os olhos - Rubem Alves