sexta-feira, 4 de maio de 2012

UFPB Bananeiras realiza intercâmbio internacional de estudantes com o Instituto Politécnico de Bragança Portugal

O Campus universitário de Bananeiras-PB (Campus III da UFPB) estará recebendo em julho duas estudantes intercambistas provenientes do Instituto Politécnico de Bragança IPB – Portugal (www.ipb.pt). As estudantes Silvia Araújo Oliveira e Ana Cláudia Gonçalves Faria do Curso de Engenharia de Energia Renováveis realizarão disciplinas de graduação e permanecerão do Campus III da UFPB em Bananeiras durante o periodo letivo 2012.2 (julho a dezembro), com possibilidades de renovação por até um ano. As duas estudantes contarão com auxilio alimentação e hospedagem assegurados pelo CCHSA. De forma reciproca outros 02 (dois) estudantes brasileiros dos Cursos de Ciências Agrárias, Agroecologia ou Agroindustria da UFPB – Bananeiras serão selecoionados e permanecerão no IPB em Portugal durante os meses de agosto de 2012 a fevereiro de 2013 ( 06 meses) com direito a alimentação e hospedagem.

O EDITAL DE SELEÇÃO DOS ESTUDANTES BRASILEIROS ja se encontra disponível na página do CCHSA (clique aqui) e as inscrições ocorrerão entre os dias 07 e 18 de maio corrente. Poderão participar estudantes dos Cursos de Graduação em Ciências Agrárias (a Distância – UFPB Virtual e Presencial) , assim como dos cursos presenciais de Agroindústria e Agroecologia do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias – CCHSA.
A experiencia inédita no CCHSA põe os estudantes da UFPB-Bananeiras em contato com estudantes de diversos países principalmente lusófonos, entre outros, ja que o IPB por ser instituição de refencia internacional, recebe estudantes intercambistas de diversos países europeus e ibero-americanos. Também fortalece os laços culturais e tecnico-científico do campus III com instituições estrangeiras, por meio de trocas de experiencias estudos e pesquisas em realidades distintas e possibilitar participação de seus estudantes em território do além mar, dentro da Comunidade Europeia, ampliando assim a formação e os horizontes dos nossos futuros profisionais no mercado globalizado. Segundo o Prof. Dr. Marcos Barros de Medeiros, Coordenador Pedagógico do Convênio no CCHSA, o Acordo de Cooperação e Incâmbio foi assinado na cidade de Bragança em 2011 por ocasião de sua eleição como Membro Permanente do Conselho Consultivo da Associação de Ensino Superior em Ciências Agrárias dos Países de Lingua Portuguesa – ASSESCA-PLP. Este ano pretendemos ampliar a Cooperação com Angola, Cabo Verde e Moçambique, na áfrica, e com a Comunidade Portuguesa de Macau na China, por ocasião da Proxima Reunião Anual da AULP – Associação das Universidades dos países de Lingua Portuguesa, da qual a ASSESCA também faz parte. O evento da AULP será realizado em Maputo, patrocinado pelo Ministério das relações Exteriores de Morçambique em julho de 2012, informou a reportagem o Prof. Marcos B. Medeiros.
Confira o edital:
Assessoria para o Focando a Notíca
Povo de Bananeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Aquilo que pedimos aos céus, quase sempre se encontra em nossas mãos." (William Shakespeare)

Sempre me questionei se Deus realmente se preocupava com as minhas dores e lamentos. As vezes cheguei até mesmo desmoronar por pensar que não seria digna de fazer tantos apelos a ele. Mas minha trajetória espiritual me mostrou ao longo dos anos que Ele sempre se fez presente, seja numa palavra amiga, num gesto de carinho e, porque não, até de repreensão.
É preciso que abramos os olhos para enxergar todas as dádivas que Deus nos dá a cada dia. Mas o medo nos impele de ver as maravilhas do imenso amor de Deus. Sempre sofri pensando em não ser amada, porém foi preciso eu deixar a porta do meu coração aberta para que Ele pudesse entrar. Ah e como foi bom experimentar esse amor. O PHN desse ano foi o momento mais marcante de toda a minha vida de Igreja. Foi naquele momento que eu deixei verdadeiramente Deus entrar meu coração. Contudo o medo não se dissipou por completo. Isso leva tempo. Não o nosso, mais o dele. Foi no momento que percebi que meu coração estava fechado e ele batendo, batendo e batendo e eu simplesmente não queria abrir por MEDO.
Essa palavra é a que mais impede o ser humano de ser feliz (em todas as suas instâncias). É ela que promove a guerra, as calamidades e a dissolução do mundo.
Por isso deixemos o nosso MEDO de lado para irmos em busca ao grande AMOR: o amor de Deus.

Educar com os olhos - Rubem Alves