sexta-feira, 29 de junho de 2012

TCE divulga lista de gestores reprovados ao TRE

O Tribunal de Contas da Paraíba (TCE) divulga hoje a lista dos gestores que tiveram contas reprovadas nos últimos oito anos e que correm o risco de se tornar inelegíveis para a disputa eleitoral deste ano. Além da divulgação, a lista será encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) para fins de inelegibilidade.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

PAC terá Regime Diferenciado de Contratações

O Senado aprovou nesta quarta-feira (27) que o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) seja válido para as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O RDC foi criado para atender à urgência das obras da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 ao flexibilizar as regras para licitações governamentais tornando o processo mais ágil e menos rigoroso.


PF e MP fazem operação para prender suspeitos de superfaturamento na PBAção é contra fraudes em contratação de bandas para festejos juninos.


Ação é contra fraudes em contratação de bandas para festejos juninos. São 28 mandados de prisão e três deles contra prefeitos, segundo MP.
Uma operação da Polícia Federal, do Ministério Público da Paraíba e da Controladoria Geral da União (CGU) está sendo realizada na manhã desta quinta-feira (28) em várias cidades do estado para prender pessoas suspeitas de participação em fraudes na contratação de atrações musicais para shows durante o período do São João. O MP informou que há mandados de prisão contra os prefeitos das cidades de Sapé, Solânea e Alhandra.
De acordo com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime (Gaeco) do MP, 14 cidades são alvo da operação chamada de pão e circo. Dos 14 alvos, 13 são prefeituras suspeitas de superfaturamento nos contratos das bandas. São 65 mandados de busca e apreensão e 28 de prisão temporária. Segundo a assessoria de imprensa do Ministério Público, há mandados contra prefeitos, esposas de prefeitos, sobrinhos e secretários de prefeituras.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Pré-candidatos de Bananeiras Edgard Santa Cruz e Pedro Cirne prestam entrevista na Integração do Brejo

A entrevista começou com a palavra de Edgard Santa Cruz, agradecendo aos amigos presentes e a todos bananeirenses que escutam o programa. O mesmo afirmou que sua presença se deu por dois motivos, esclarecer sua posição com relação a sua posição frente ao pleito que se realizara em outubro e da entrevista cedida por Ramalho Leite na semana anterior. Lançou seu nome como pré-candidato ao lado do Presidente do PSL Pedro Cirne.  Elogiou a pessoas do empresário pela garra e determinação com que vem ao longo do tempo participando do processo político de Bananeiras, onde se unem não em benefício próprio e sim em prol dos bananeirenses em geral.

Pedro Cirne iniciou sua participação saudando os presentes no estúdio e em especial aos ouvintes que diariamente escutam o programa. Falou da emoção em estar mais uma vez na luta por melhoras de seu município. Parabenizou sua filha por mais um ano de vida e mandou uma mensagem a todos os namorados por seu dia em especial a sua esposa Irenise Cirne. Questionado pelo locutor sobre uma posição com relação à busca por benefícios para população o mesmo relatou que desde o inicio sempre foi questionado sobre sua posição política na cidade, hoje ele se uni a Edgard o qual desde 2004 admira por sua coragem e determinação ao expor sua opinião com relação a suas ideias e pensamentos. Ele se mostrou estar pronto pra alianças que de fato se volte para o bananeirense e suas reais necessidades.

Edgard esclareceu sobre o comentário feito a semana passada com relação aos cargos exercidos por sua família na prefeitura municipal, relatou que não é de sua índole nem tão pouco de sua família, tratar a coisa publica como efeito e beneficio próprio ou tirar proveito e sim oferecer ao povo esses sim os beneficiados como direito. Agradeceu o que pra ele foi um elogio mostrando que de fato ele não utilizou as secretarias como fonte própria e sim como meio de gerar ações concretas para a população bananeirense

Relatou as pesquisas realizadas no município (6 pesquisas) em outubro de 2011 onde mostrava que Pedro Cirne estava em primeiro, seguido de Edgard e outros. A realizada por Ramalho e o Governo do estado Ricardo Coutinho, os candidatos dos mesmos sendo o primeiro colocado, apenas na do governo a candidata do PMDB se colocou em primeiro. Relatou que desde inicio todos sabiam que jamais seria ele o candidato da situação, uma vez que nunca seria submisso ao poder imposto o que diferente dele que precisa de um representante que seja por ele manipulado.

Meu compromisso é com o povo e não com o poder, o que me afasta do grupo atual, sou um candidato que defende o direito do povo de Bananeiras, nosso município esta presenciando um momento de insatisfação do poder atual, precisamos de mudança e o momento vivido abre espaço pra isso. Os funcionários municipais hoje passam por ações de humilhações, quando questionados sobre suas escolhas (candidatos) colocam em jogo seus empregos o que para ele passa dos limites com relação ao respeito humano do profissional que a colocou no poder, vestiu a camisa e saiu nas ruas, hoje isso foi esquecido o estar no poder fala mais alto, mostrando que o interesse maior não é a democracia e sim a autoridade ou autoritarismo imposto pelo poder. A exemplo a filha da vereadora Mercês que ontem foi demitida, não por falta de compromisso em sua atuação e sim por sua escolha política, esqueceram que antes os mesmos criticavam esta maneira de pensar e agir dos adversários políticos, hoje a atual administração faz o que outrora ignoravam e se diziam diferentes.

 A escolha de Douglas foi segundo ele natural, pois era a preferencia de Ramalho visto que os mesmos pensam e tem os mesmos objetivos, apenas a escolha poderia ter sido feita de forma mais direta evitando o constrangimento gerado pelo feito. Foi um representante atuante na administração da prefeita e que ajudou a eleger a mesma, participou do progresso da cidade, porém isso não que dizer que tenha ele que baixar a cabeça e aceitar o que ele não será o melhor para o município.

Com relação à campanha, ele se mostrou assim como Pedro Cirne aberto a alianças, mostrou com nomes o novo momento vivido em Bananeiras, os candidatos a vereadores que sonham com uma Bananeiras bem melhor, uma renovação política recheada de pessoas comprometidas com o progresso administrativo municipal. Expressou elogios a atuação dos vereadores que durante sua atuação sempre se mostraram defensores dos direitos do povo, unindo forças e em beneficio unicamente da população local.

Edgard e Pedrinho encerraram a entrevista agradecendo a todos pela confiança e apoio prestado a ambos e se prontificando esta sempre disponíveis a atender as solicitações e esclarecimentos da população em geral.

Povo de Bananeiras.

domingo, 10 de junho de 2012

Começa a temporada de formalização de ‘candidaturas’ a prefeito, vice e vereador

Eles já estão por aí. Invadem a periferia. Abraçam velhinhos. Beijam criancinhas remelentas. Sorvem cafezinho de padaria. Comem pastel de feira. Roem a legislação no Programa do Ratinho. Por uma nesga de refletor, eles fazem e acontecem. Porém, ainda não passam de meros pré-candidatos. Só nos próximos 20 dias, virarão candidatos formais.
Começa neste domingo (10) a temporada das convenções. Assim são chamadas as reuniões convocadas pelos partidos para aprovar as coligações e referendar os nomes dos candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador que disputarão a preferência dos mais de 136 milhões de eleitores nos 5.564 municípios brasileiros. Pela lei, todos os candidatos terão passar por esse funil até 30 de junho.
Nos dias que antecedem as convenções, os postulantes podem fazer propaganda. Mas a lei eleitoral impõe fronteiras estritas. As faixas e cartazes só podem ser colados em ambientes partidários ou em locais próximos ao endereço da convenção. Nada de outdoors. Rádio e tevê, nem pensar. Mais: concluído o processo, o material promocional tem de ser arrancado.

Certidões negativas de candidatos às eleições podem ser obtidas pela internet

O candidato a qualquer cargo eletivo no próximo pleito de outubro deste ano não precisa se deslocar até a sede da Justiça Federal na Paraíba, nesta capital, ou às subseções de Campina Grande, Sousa, Monteiro, Guarabira e Patos para retirar a Certidão Negativa, documento obrigatório para o registro de candidatura eleitoral, que se encerra no dia 5 de julho próximo. As certidões podem ser obtidas através da internet, na página www.jfpb.jus.br .

Para ter acesso ao documento, basta clicar no link “Emitir Certidão Negativa”, do lado direito da página da Justiça Federal na internet. De acordo com a Direção do Foro, o serviço tem como finalidade imprimir maior celeridade e praticidade no fornecimento da certidão, evitando que centenas de pessoas acorram desnecessariamente às dependências do Foro da JFPB. O serviço é gratuito e foi divulgado junto aos partidos políticos, através de ofício expedido pela Secretaria Administrativa da Seção Judiciária da Paraíba.

Propaganda fica sob controle a parte de julho

A regra geral é a de que só se pode fazer propaganda eleitoral depois do dia 5 de julho. No caso das emissoras de televisão, a lei afirma que a propaganda eleitoral deve se restringir ao horário eleitoral gratuito. E há proibição expressa para que as emissoras, a partir do próximo dia 1º de julho, veiculem, em sua programação normal e noticiário, propaganda política, difundam opinião favorável ou contrária a candidato, partido ou coligação ou deem tratamento privilegiado a eles.
Na mesma semana, a partir do dia 8 de julho, caberá aos juízes eleitorais convocar os partidos políticos e a representação das emissoras de televisão e de rádio para elaborarem o plano de mídia. Caso os representantes dos partidos políticos e das emissoras não cheguem a acordo, a Justiça Eleitoral deverá elaborar o plano de mídia, utilizando o sistema desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conforme determina a Resolução nº 21.725/2004.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Tião Gomes condena ‘monopólio’ de CG e JP e quer montadora da CAOA também no Brejo

Chegou a vez do brejo. Foi assim que o deputado estadual Tião Gomes (PSL) condenou, nesta quinta-feira (07), a campanha feita pela classe política campinense para tentar atrair para Campina Grande a construção da fábrica de montadora de veículos da empresa CAOA.
Para o parlamentar, tanto João Pessoa quanto Campina Grande já foram agraciadas com investimentos de grande porte e agora, outras regiões do Estado é que devem ser contempladas, a exemplo do brejo paraibano.
“Estou conclamando os políticos do Brejo para levantarem essa bandeira ao meu lado, precisamos atrair para o Brejo a construção dessa montadora e fazer com que nossa região também seja contemplada com o desenvolvimento, até porque a Paraíba não é feita apenas de João Pessoa e Campina Grande, temos mais outros 221 municípios no Estado que também merecem o desenvolvimento”, argumentou.
Tião Gomes ainda reclamou que ‘quando é para pedir votos, os políticos vão a todos os recantos do Estado, no entanto, quando a Paraíba tem a oportunidade de conquistar uma grande obra, eles procuram apenas João Pessoa em Campina Grande’.
“Esse é o momento de valorizar as outras regiões do Estado, a Paraíba não é só feita de João Pessoa e Campina Grande, é chegada a hora da nossa região também ser valorizada, é a hora de valorizar o Brejo”, defendeu.
O parlamentar ainda sugeriu as cidades de Guarabira, Solânea, Sapé e até Mari entre outras como possíveis sedes da montadora de veículos. “João Pessoa e Campina Grande não precisam de mais indústrias, essa é a oportunidade que nós temos para alavancar a nossa região”, completou.
Segundo Tião Gomes, para que essa iniciativa se concretize, basta apenas que o Governo do Estado realiza a duplicação da estrada até os municípios de Guarabira e Solânea. “Vou pedir o apoio do governador para ajudar a concretizar esse nosso pleito realizando a duplicação da estrada até os municípios do Brejo é algo simples de se fazer, cujos resultados serão valorosos”, atestou.

REUNIÃO
Tião anunciou que ainda esta semana estará convocando uma reunião com os deputados Ricardo Marcelo (PSDB), Léa Toscano (PSB) e Raniere Paulino (PMDB) para reunir forças em prol do desenvolvimento do Brejo.
“Chegou à vez do Brejo, precisamos unir forças agora para conquistar essa montadora para nossa região, por isso vou convocar uma reunião para lutar pelo desenvolvimento do Brejo, pois a minha visão é uma visão certa , é o crescimento da nossa região”, disse.
Assessoria
Povo de Bananeiras

Jovem tem sua vida ceifada brutalmente em acidente nas proximidades da Manja

Bananeiras presencia mais uma fatalidade, o jovem servidor público conhecido como Wilson motorista, teve sua vida precocemente tirada em acidente na noite de hoje (07/06), Wilson segundo relatos, retornava para cidade conduzindo uma moto, quando no trajeto foi surpreendido por um carro que vinha na contra mão a colisão com o veiculo de proprietário ainda não identificado foi inevitável, segundo informação o condutor evadiu-se do local após o acontecido. O corpo do jovem permanece no local aguardando a perícia (IML). Até o fechamento desta nota, nada de concreto havia com relação ao responsável pelo acidente.
Da Redação

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Começa nesta quinta o 17º Encontro do Movimento Nacional de Direitos Humanos


Com o apoio da prefeitura municipal e da Fundação Criança, será realizado desta quinta até domingo o 17º Encontro do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH). Com o tema “30 anos de luta por Direitos Humanos, pela Vida e contra a violência!”, o evento será realizado no Cenforpe (Centro de Formação de Profissionais da Educação) Ruth Cardoso, Av. Dom Jaime de Barros Câmara, n. 201, Bairro Planalto, em São Bernardo do Campo, São Paulo.

O encontro tem como objetivo a luta pela vida contra a violência com enfoque na atuação da promoção dos Direitos Humanos em sua universalidade.
Na abertura da atividade, às 20 horas, haverá a entrega do Prêmio Nacional de Direitos Humanos, uma das mais importantes premiações brasileiras de Direitos Humanos.
No dia 8, pela manhã, acontecerá o primeiro painel de tema “30 Anos na Luta pelos Direitos Humanos no Brasil”. À tarde, haverá um debate com o tema “A Perspectiva Futura dos Direitos Humanos”. O final da tarde está reservado para a discussão em grupos temáticos, entre eles: Justiça, Memória e Verdade; Segurança Pública e Acesso à Justiça e Direitos Humanos, entre outros.
Durante o evento serão realizadas apresentações artísticas de grupos de jovens atendidos pela Fundação Criança de São Bernardo do Campo.
No dia 9, será realizada a Assembleia Nacional do MNDH, com a discussão e aprovação do regimento interno do movimento; dos relatórios regionais e a apresentação das chapas para a eleição da coordenação nacional do movimento. E, no dia 10 de junho, acontece a eleição da nova coordenação do Movimento Nacional de Direitos Humanos, a posse dos eleitos e o encerramento do Encontro Nacional.

Focando a notícia
Povo de Bananeiras

quarta-feira, 6 de junho de 2012

PRESIDENTES DO PSL E PR de BANANEIRAS DÃO NOTA DE ESCLARECIMENTO A POPULAÇÃO BANANEIRENSE SOBRE POSSÍVEIS ALIANÇAS PARTIDÁRIAS

Em nota o Presidente do PSL Pedro Coutinho Cirne Filho, juntamente com o Presidente do PR Edgard Santa Cruz, atual Presidente da Câmara de Vereadores de Bananeiras, esclareceram um pouco mais detalhado a aliança existente entre os mesmos. “Desde o inicio unimos não sonhos, mais os desejos e propostas de um novo tempo para Bananeiras” às ideias se abrem para uma realidade mais concreta, onde o povo bananeirense tornou-se ponto primordial de discursões e visão de novos projetos entre os mesmos.
O presidente do PSL vem travando ao longo dos últimos meses uma luta para garantir a população bananeirense o direito de mudança, o sair do poder de posse para o poder do povo. Isso desde diálogos existentes entre os representantes do povo, onde o presidente da câmara e aliados da atual administração, juntamente com o Pedro Cirne, se encontraram para conversas e troca de ideias entre eles. Todos foram como de acordo a uma mudança, porém apenas o Edgard demonstrou interesse de juntamente com Pedro Cirne oferecer aos bananeirenses um novo olhar, esse mais humano e totalmente voltado para as reais necessidades do povo.
Certos que esse é o caminho a possível aliança que caminha para uma concretização mais eficaz, esta voltada em sua totalidade para a busca de melhoramento na qualidade de vida dos bananeirenses, segundo eles ”A cidade cresce, não de forma organizada como deveria, visto que a falta de saneamento básico em diversas áreas da cidade, os servidores do município lamentando seus salários, o desemprego, a falta de incentivo do esporte, o território rural antes ocupado por ações agrícola sendo substituída por construções desordenadas...” esses e outros problemas rondam nosso município e não se pode escurecer por trás do glamour turístico que atualmente aceira a cidade. Precisamos rever a situação do município de forma que, todas as áreas sejam vistas e trabalhadas de maneira construtiva e democrática, onde o povo de fato seja os maiores beneficiados desse crescimento.
Os mesmos encerraram a nota agradecendo a força e o apoio dos familiares que desde o inicio compreenderam que ambos procuravam o melhor para os bananeirenses e aos amigos que direto e indiretamente demostram a todo instante companheirismo e credibilidade nas decisões tomadas.
Da redação do Povo de Bananeiras.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Ministério Público da PB define estratégias para combater crimes eleitorais

O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB), visando as eleições municipais deste ano, definiu, no início da noite desta segunda-feira (4), estratégias e o calendário de encontros de promotores regionais eleitorais, que irão tratar de temas como propaganda eleitoral, condições de inelegibilidades (impugnações de candidaturas), uso da máquina administrativa, gastos em programas sociais, captação ilícita de votos, boca de urna, transporte irregular de eleitores e prestação de contas.
“O objetivo maior dos encontros a serem realizados é o de padronizarmos as nossas ações, visando o abuso do podere econômico e político durante as eleições de 2012 no estado da Paraíba”, resume o procurador-geral de Justiça da Paraíba, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho. “Os promotores eleitorais estarão preparados e atentos às irregularidades que ocorrerem”.
A reunião que definiu as ações estratégicas e o calendário dos encontros (num total de três) ocorreu na Procuradoria Geral de Justiça do MPPB e, além de Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, contou com a participação do procurador Regional Eleitoral do Ministério Público Federal na Paraíba, Yordan Delgado; do secretário da Procuradoria Regional Eleitoral, Paulo Lacerda; do chefe da Controladoria Geral da União (CGU) na Paraíba, Alberto Silva; e do secretário-geral do MPPB, promotor de Justiça Francisco Lianza.
“Vamos trabalhar e intensificar esse trabalho em conjunto. É uma integração de esforços para que, no pleito eleitoral, possamos fazer um acompanhamento da aplicação dos recursos públicos federais transferidos aos municípios. Situações de saques atípicos, por exemplo, vão ser monitorados. Estamos criando uma estratégia”, avisa Alberto Silva, que também é coordenador do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Literatura de cordel: uma ferramenta estimulante na sala de aula

A literatura de cordel tem servido de inspiração para professores e alunos como na Escola Municipal Prefeito Walter Dória de Figueiredo, em Rio Largo, Alagoas. Lá, é desenvolvido o projeto Sinhô Cordel, com estudantes do oitavo ano do ensino fundamental. A rede pública na região metropolitana de Natal também tem utilizado o recurso para estimular a leitura.

Primeira parcela do 13º do aposentado sai em agosto

A primeira parcela do 13º salário dos aposentados será paga em agosto aos 25,3 milhões de aposentados e pensionistas do INSS com direito à grana extra.
Segundo a Previdência Social, os pagamentos começam, oficialmente, no dia 27 de agosto para os benefícios de até um salário mínimo (hoje, R$ 622) com final 1.
O abono termina de ser pago em 10 de setembro, já envolvendo os benefícios acima do mínimo.
Nessa primeira parcela, o segurado receberá 50% do benefício, sem que haja a cobrança do Imposto de Renda.



Por: Redação
Povo de Bananeiras

Começa a valer regra de plano de aposentados

As novas regras para a manutenção do plano de saúde dos aposentados e dos demitidos passam a valer hoje.
De acordo com as normas, terá direito ao benefício o demitido sem justa causa ou o aposentado que pagou pelo menos parte do plano de saúde da empresa.
O tempo de permanência no plano varia para aposentados e demitidos.
Para aposentados, quem tiver contribuído com a mensalidade ou parte dela por mais de dez anos poderá continuar com o mesmo convênio pelo tempo que quiser.

Por: Redação
Povo de Bananeiras

"Aquilo que pedimos aos céus, quase sempre se encontra em nossas mãos." (William Shakespeare)

Sempre me questionei se Deus realmente se preocupava com as minhas dores e lamentos. As vezes cheguei até mesmo desmoronar por pensar que não seria digna de fazer tantos apelos a ele. Mas minha trajetória espiritual me mostrou ao longo dos anos que Ele sempre se fez presente, seja numa palavra amiga, num gesto de carinho e, porque não, até de repreensão.
É preciso que abramos os olhos para enxergar todas as dádivas que Deus nos dá a cada dia. Mas o medo nos impele de ver as maravilhas do imenso amor de Deus. Sempre sofri pensando em não ser amada, porém foi preciso eu deixar a porta do meu coração aberta para que Ele pudesse entrar. Ah e como foi bom experimentar esse amor. O PHN desse ano foi o momento mais marcante de toda a minha vida de Igreja. Foi naquele momento que eu deixei verdadeiramente Deus entrar meu coração. Contudo o medo não se dissipou por completo. Isso leva tempo. Não o nosso, mais o dele. Foi no momento que percebi que meu coração estava fechado e ele batendo, batendo e batendo e eu simplesmente não queria abrir por MEDO.
Essa palavra é a que mais impede o ser humano de ser feliz (em todas as suas instâncias). É ela que promove a guerra, as calamidades e a dissolução do mundo.
Por isso deixemos o nosso MEDO de lado para irmos em busca ao grande AMOR: o amor de Deus.

Educar com os olhos - Rubem Alves